terça-feira, fevereiro 12, 2013

Cinco perguntas

 



Fiquei conversando com alguém pelo facebook e ele disse que tinha pegado meu ip e que ia invadir o meu pc. Como eu me protejo dele?

Não é invasor. Ninguém competente gasta tempo ameaçando um usuário doméstico. Depois, ele não pode invadir seu PC porque a conexão entre vocês é intermediada pelo Facebook.
Significa dizer que para ele fazer isso, teria que primeiro passar pela segurança do site. Só com boa preparação consegue-se invadir servidores. O máximo que ele pode fazer é enviar link para você baixar um programa malicioso.

Relaxe, e na próxima vez que for ameaçado, ria da cara dele.


Digitei system.ini e meu pc acusou uma invasão, o que devo fazer?


Esse é um boato antigo. O system.ini é um arquivo do Windows responsável pela inicialização de drivers. Sempre desconfie de textos orientando a respeito de invasão. Esse tema é complexo. Invasões não acontecem com toda essa facilidade. Tenha certeza de que não é semelhante a arrombar a porta de uma casa. Requer muitos conhecimentos.

Geralmente usuários domésticos simplesmente baixam e instalam malwares(vírus, trojans...), seja por falta de orientação ou displicência.

Posso pegar vírus sem baixar nada, apenas navegando?  

Poder, pode. Ainda mais se você usa o famigerado I.E. Procure no Google o histórico desse navegador e fique surpreso com todas as falhas de segurança. Janelas disparavam na tela em loop infinito até travar o sistema; o script de um site abria diversas janelinhas etc.
Melhorou muito a partir da sétima versão, mas não coloco a mão no fogo por ele. A Microsoft nunca foi dedicada a corrigir rapidamente as brechas do Internet Explorer. Existem usuários ferrenhos que usam porque desconhecem o passado do navegador ou porque estão acostumados. Simpatizam com a interface, acham simples de usar. Por isso, não adianta nada fazer campanha contra o I.E. Cada um usa o que gosta.

Se nada está acontecendo, quem sabe você só entra em sites seguros. É óbvio que uma pessoa que, digamos, usa o Internet Explorer 6 apenas para acessar o site da Caixa Econômica, nada vai acontecer.
Se seu computador é infectado frequentemente, pode ser hora de avaliar o Opera, Chrome, Firefox, K-meleon, entre outros. Não vale o Maxthon, pois usa software do Internet Explorer. Os que citei possuem histórico de confiança. Eu mesmo sequer uso antivírus e entro em qualquer site.

O que também ajuda:

  1. Não instale o que não precisa. Evite a instalação do java. Alguns malwares exploram vulnerabilidades desse programa. Não instale se você não faz transação bancária pela internet ou se seu banco não faz essa exigência; não instale se você não joga pela internet games desenvolvidos em java. E java não é javascript. Apesar do nome parecer, são muito diferentes. Javascript é essencial para quando você clicar em botões, enviar formulários, fechar janelas, abrir fotos(num site). Existem finalidades diversas.
  2. Leia as informações dos programas que você baixar. E quando estiver instalando, leia também. Alguns acompanham outros softwares. Um exemplo é o messenger plus. Se durante a instalação você não desmarcar um quadradinho, ele instala o "smart bar" que é uma barra no navegador e altera a busca padrão. Significa que se você usa o Google como pesquisa na barra do navegador, se não desmarcar, será a "Plus! Network".





     Tela de instalação do Messenger Plus. Atenção para não instalar bugigangas
  3 . Desabilite o autoplay do Windows. No Windows 7, clique na bandeira do Windows(botão iniciar), painel de controle e procure essa opção. Ou digite no campo de busca. Desmarque "usar autoplay para todas as mídias e dispositivos".  Por exemplo, quando você inserir um pendrive, o Windows não abrirá automaticamente o conteúdo, prevenindo dessa forma a instalação automática de vírus.





Não costumo baixar as atualizações do Windows! Corro risco do sistema do meu pc ser invadido por um cracker?  

Os especialistas, gente paranóica por segurança, recomendam que atualize. Na prática, dificilmente vc terá problemas por não manter o Windows atualizado. Faz muitos anos que lido com computador e são raríssimos os problemas por falta de atualização. Por que um cracker invadiria seu computador? Isso não costuma acontecer com usuários domésticos e sim com servidores(computadores robustos, com alto desempenho, caríssimos e que atendem a milhões de usuários). Isso é feito por ideologia, por haver dados sigilosos ou por objetivos financeiros.

O melhor é:

  • Criar uma imagem do sistema e manter a cópia em outro HD.  Que no caso de haver qualquer dano, você recupera facilmente. Pegou vírus? Não consegue mais se logar no Windows? Não tem problema. Restaura a cópia e tudo fica como estava.


  • Ficar de olho no que está baixando. Extensões de arquivo mp3, por exemplo, não têm vírus.


  •  Desconfiar de golpes bobinhos, do tipo: "você ganhou 1000 reais. Visite nossa página e forneça seus dados para receber o prêmio". O nome disso é phishing. Criam uma página idêntica à original e convencem as pessoas desatentas a informar CPF, número do cartão de crédito, entre outros. Pena que olhando para a barrinha de endereços, só aparece coisa humorística, denunciando que aquilo é  uma fraude.Olhe, confira que não é idêntica à original. Em vez de aparecer www.bancodobrasil.com.br, por exemplo, você vê algo mais ou menos assim: www.bancodobrasil.xpg.com.br. Desde quando o BB está hospedado no XPG? :-)


Como remover os anúncios que invadem a tela quando estou navegando?

O Opera conta com um bloqueador. Clique num espaço vazio da página com o botão direito do mouse. Selecione o bloqueador de conteúdo. Clique no que você não quer ver mais. Ou adicione manualmente: no símbolo "O", selecione "mostrar barra de menu", ferramentas, avançado, filtro de bloqueio. No Chrome, baixe o Adblocker. No Firefox Adblock, aqui.






Nenhum comentário: