quarta-feira, junho 03, 2015

5 Razões para Detestar o Gmail

O Google revolucionou o serviço de e-mail em todo o mundo. Antigamente ter 100 ou 200 MB de espaço era suficiente. Com o Gmail, 1GB passou a ser um luxo e cada vez mais gigabytes ele ofereceu. Porém, já existem concorrentes que disponibilizam tanto ou até mais espaço.
Quantidade de armazenamento já não é uma razão para ter uma conta no Gmail.

Hoje detesto o Gmail porque:
1- Ele se sente no direito de escolher o navegador do usuário. Tem que ser o Chrome. E se eu não gostar desse?
Tente usar o Epic, um navegador baseado no Chrome que você receberá o aviso: "Esta versão do Chrome não é compatível. Por favor mude para um browser suportado".
O mínimo que se espera é que o(s) desenvolvedor(es) de um site crie(m) layouts e códigos compatíveis com --se não todos -- pelo menos a maioria dos navegadores. A função de um programa como esse é a de visualizar as páginas. Nada de mais. Por que complicar?

2- É do Google. A empresa, se pudesse, se apoderaria de todo o planeta. São extremamente gananciosos.
Ganância rima com arrogância e as duas causam antipatia. Não se gosta de gente arrogante. De quem não percebe suas limitações e seus erros.
O Google o tempo todo está inovando, o que aparentemente parece ser algo muito bom, mas ao analisarmos atentamente, demonstra intromissão. Um exemplo foi numa época em que queriam que o usuário tivesse uma página no Google Plus para poder comentar no Youtube.

3- Scripts lêem o conteúdo dos e-mails e exibem propagandas de acordo com as palavras que ele encontra.

4- Em vez de pastas, usa rótulos. Nunca consegui me acostumar.


5- É paranóico com segurança. Para se configurar uma conta num cliente de e-mail, é um sacrifício. Eu vinha usando o Pop Peeper para ser alertado sobre novos e-mails de diversos servidores, entre eles o Gmail. Dessa forma, não precisava entrar em cada um. Estava tudo bem. Após uns dias, o programa em questão passou a exibir um erro: "Tente novamente mais tarde(-10)".
Descobri que o Gmail implicou com minha conta porque configurei para o Pop Peeper verificar novos e-mails a cada 3 minutos.
Quer dizer que além do navegador usado ter que ser à escolha do Google Todo-Poderoso, não se pode verificar os próprios e-mails com muita frequência. Os outros servidores aceitam. O Gmail, não.


Nenhum comentário: