domingo, fevereiro 17, 2013

O Mito do Super-homem da Computação

Será que descobriram meu IP?


O IP é um protocolo(Internet Protocol), um conjunto numérico que um computador usa para se comunicar com outro.
Para você entrar no meu blog, teve que enviar o seu IP. Se não existir, não existe troca de dados, não existe acesso aos sites que você gosta, nem aos comunicadores instantâneos, como Skype, Trillian, Yahoo Messenger, nem ao Utorrent e a nada que siga a mesma lógica.

Partindo desse ponto, quando alguém te ameaça com o velho "vou pegar seu IP", pode ficar tranquilo. Isso não quer dizer nada. No jargão informático, ele é um noob, ou seja, um iniciante.
A maioria dos usuários da internet não tem preparação para invadir computadores.
De acordo com algumas fontes,(mais uma, aqui) grande parte assiste a vídeos no Youtube, conversa e envia e-mails, entre outros. Isso explica por que sites como o Facebook fazem tanto sucesso, assim como a popularização de smartphones e tablets. Em outras palavras, podemos dizer que utilizam a internet basicamente como diversão. 
Uma quantidade muito menor de pessoas tem o propósito educacional, técnico ou científico.



Você, como usuário de computador, só teria motivo de se preocupar com invasão se:
  • Baixasse um programa malicioso específico. Programa malicioso é um trojan, por exemplo.
    E por que usei a palavra "específico"? Porque quem desenvolve esses softwares quase sempre não tem um alvo. Para o criador do malware, qualquer computador que for infectado já é lucro.
    Podem te usar para enviar spam, disseminar vírus para seus contatos e outros propósitos indecentes.
    Não se pode chamar isso de invasão, pois quem deu permissão foi você ou alguém que usou o seu computador. Inocentemente ou não, mas deu. Instalou;
  • Houvesse uma falha seríssima num dos seus programas de uso diário e alguém capacitado estivesse decidido a entrar no seu computador.
Desconfie daqueles que se denominam hackers ou crackers. Se a pessoa for, não vai perder tempo com bobagens. Gente qualificada não se interessa em brigas de casais, ciúme, em descobrir senhas de e-mails, senha de Facebook, Twitter e semelhantes. A menos que houvesse uma razão plausível.

Nenhum comentário: