sexta-feira, março 08, 2013

Uso intensivo de computador não engorda

Li uma matéria que trata do exagero no uso da internet. Como tudo o que é demais, pode fazer mal e deve ser desestimulado. No entanto, diz que quem usa por muito tempo, de forma geral tem depressão, fobia social, obesidade e sofre de lesão por esforço repetitivo.
Eu me pergunto que capacitação tem o redator desse artigo. Não é porque alguém passa muitas horas online que necessariamente sofre de uma ou algumas dessas enfermidades. O que tem a ver uso de computador com obesidade? Nada.
Depende de cada um ter consciência do quanto deve se alimentar. Selecionar os alimentos, comer muitas frutas, comer carne(isso mesmo, Senhores Vegetarianos Soberbos e Companhia), frango, peixe, ovos, arroz, macarrão etc.
Sim, quem disse que comida engorda? Nenhum alimento tem o poder de engordar. São as pessoas que abusam, comem além do necessário. Mas é difícil olhar para si mesmo, admitir. Não acredita? Não faltam exemplos de quem come pizza, chocolate, hambúrguer, doces e continua magro.
O ponto-chave é: priorizar a alimentação saudável e ter moderação. Se você almoçou bem, depois tomou sorvete às 13h, por que às 18 deveria comer pizza com refrigerante?
É questão de bom senso. Infelizmente nem todo o mundo sabe o que é isso. É preciso explicar detalhadamente o que a pessoa deve comer.

Se você pode tomar um suco de três laranjas, por que abrir uma lata de Coca-cola?
Acho que não faz sentido. Quem está apressado, pede para alguém fazer, coloca numa garrafinha ou compra na rua.
Claro que ninguém vai proibi-lo(a) de tomar refrigerante uma vez ou outra. Mas várias vezes por semana?
O sabor é agradável, é quase viciante, mas não compensa. O que mais pode ser importante na sua vida do que o seu bem-estar, a sua saúde?
A indústria faz tudo o que pode para vender. Ela é milionária, pode contratar químicos, engenheiros de alimentos, biólogos, nutricionistas e demais profissionais para produzir e defender essa "alimentação". O gosto do produto é excelente porque se não fosse assim, nem tivesse apelo visual, ninguém compraria.

Ainda sobre obesidade, existe quem engorde por desequilíbrio hormonal, genético ou psicológico. Em qualquer dessas situações o que se deve fazer é procurar um médico. Ainda que muitos dêem pouco valor ao paciente, que a saúde pública no Brasil seja uma vergonha, é a melhor opção.
Remédios sem receita, "shakes", pílulas de emagrecimento, drogas que inibem a apetência são bobagens. Encare a vida como ela é. Se sua gordura incomoda, tenha educação alimentar e leve isso muito a sério, ou procure um profissional. A maioria engorda porque come muito o que não deve. E por favor, pare de dizer que a comida A ou B está te engordando, porque isso não existe. Ou que engordou porque precisa "malhar". Está aí uma palavrinha que a mídia adora e os teleguiados também. Atividade física é bom, mas não é preciso frequentar academias de ginástica. Caminhar, varrer, lavar pratos, esfregar o chão são mais do que suficientes. E também, de nada adianta se exercitar e ter alimentação desordenada.


Voltando à matéria, ela ainda menciona depressão, L.E.R./D.O.R.T e fobia social.
Não vejo como alguém desenvolver depressão por usar computador por muitas horas, tampouco fobia social. O que mais existe na internet é usuário falante, desinibido, postando suas fotos no Facebook. E as lesões? Podem ser prevenidas.

Nenhum comentário: