sexta-feira, abril 12, 2013

A Importância da Desatualização

Na última terça, dia 9, a Microsoft liberou diversos pacotes --KBxxx-- de correção do Windows 7.
Um deles impede o início do sistema, e a empresa está cobrando R$78,00 para atender o cliente por telefone. Como alternativa, pode-se seguir as orientações do link, pedir ajuda em fóruns ou listas de informática.

Não que eu seja especialista(não sou mesmo), um sábio, nem profeta, mas há muito tempo eu digo que não se deve manter no automático as atualizações.
Justamente para evitar certas "correções" que trazem mais problemas do que efeitos positivos.

Em todos esses anos que uso computador, nunca deixei o Windows ser atualizado automaticamente. Deve-se atualizar depois de confirmado um problema e se afetar determinado computador.
A ocorrência de um bug no Windows não implica em uma correção em todos os computadores.
Um exemplo foi o Conficker, um vírus que se aproveitava de bugs do sistema para infectá-lo.
Agora, vamos à realidade: quem se prejudicou com tal verme foram aqueles que mantinham em execução o serviço "servidor", ou "server" no Windows em inglês. Por isso, quem o configurou para desativado, não precisou instalar nenhuma correção.

Serviço servidor desabilitado


A experiência mostra, e pode pesquisar: são raros os problemas advindos da falta de atualização.
Instale se você precisar. Não porque um site famoso ou a Microsoft recomenda. Duvide, questione, cobre, pergunte. Não "engula" as coisas porque alguém é uma 'autoridade' ou porque a maioria acha que determinada ação é correta.
Lembre-se também de fazer backup periódico se tiver arquivos importantes.

Nenhum comentário: